Quem somos

O Agrupamento de Escolas José Saramago (AEJS) foi criado no ano letivo 2007-2008 a partir do agrupamento horizontal até aí existente, encontrando-se abrangido pelo Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), desde setembro de 2009 (atualmente TEIP3).

Mais sobre nós

 

As escolas que constituem o agrupamento são a Escola Básica e Secundária José Saramago (escola sede) com alunos/as do 1º ano ao 12º ano de escolaridade, a Escola Básica de Águas de Moura com alunos/as do 1º ano ao 4º ano de escolaridade, a Escola Básica dos Cajados com alunos/as desde a educação pré-escolar ao 4º ano de escolaridade, o Jardim de Infância de Lagoa do Calvo e o Jardim de Infância de Lagameças, ambos com alunos/as da educação pré-escolar.

O Agrupamento de Escolas José Saramago está integrado na União de Freguesias do Poceirão e Marateca pertencente ao concelho de Palmela, distrito de Setúbal. A União de Freguesias está inserida no meio rural em que a atividade dominante está ligada ao setor primário, em particular, à agricultura e vitivinicultura.

 

 

ORIGEM DO AEJS

Este Agrupamento, apesar de recente, carrega já uma história significativa.
O AEJS nasceu em 1999 como Agrupamento Horizontal de Escolas Marateca/Poceirão com 9 escolas de 1º ciclo e 4 salas de pré-escolar que funcionavam no turno da manhã em duas escolas e no turno da tarde noutras duas, não estando as quatro salas em funcionamento ao mesmo tempo. Cerca de 500 crianças das freguesias frequentavam o 2º e 3º ciclos em outras localidades do concelho, ou mesmo dos concelhos limítrofes.
Em 2003, surgiu a comissão “Pró Escola” que reivindicava a construção de uma escola com 2º e 3º ciclos do ensino básico na freguesia. De 2004 a 2007, existiu, no Poceirão, um pólo da Escola José Maria dos Santos (Pinhal Novo), o qual funcionou em contentores dando resposta a vários alunos do 2o ciclo.
No ano letivo 2007/2008, a luta da “Pró Escola” deu frutos, com a abertura da Escola Básica 2,3 do Poceirão, inaugurada a 21 de janeiro de 2008, pelo então Secretário de Estado, Valter Lemos, passando a Agrupamento Vertical com a denominação de “Agrupamento de Escolas Marateca/Poceirão”.
Em 2009, a Câmara Municipal de Palmela fez alterações aos nomes das escolas do concelho, tendo o nosso Agrupamento recebido a designação de “Agrupamento de Escolas José Saramago” em homenagem ao escritor, Prémio Nobel da Literatura.
Ainda em setembro de 2009, deu-se a integração do 1º ciclo no centro escolar, dando origem a uma reorganização da rede de escolas, fechando cinco edifícios, dois dos quais deram lugar aos Jardins de Infância de Lagameças e de Lagoa do Calvo.
Este Agrupamento sempre teve como base a luta por melhores condições para as crianças e jovens destas freguesias e, nesse sentido, em 2017/18, abriu pela primeira vez a oferta de Cursos Profissionais.
Mais recentemente, o AEJS envolveu-se no Programa Erasmus + 2021/2027, que financiará projetos de mobilidade para fins de aprendizagem e de cooperação transfronteiras abrangendo alunos, pessoal docente e não docente, promovendo a inclusão e as transições ecológicas e digitais, como previsto no Espaço Europeu da Educação. Apoiará igualmente a resiliência dos sistemas de educação e de formação face à pandemia.
O AEJS é um espaço de formação, onde professores e alunos vivem diariamente uma dialética de ensino-aprendizagem.

CARATERIZAÇÃO DO AEJS

O AEJS situa-se no território da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, pertencente ao concelho de Palmela, distrito de Setúbal. Os dados preliminares dos últimos censos do ano de 2021, referem que a União de Freguesias de Poceirão e Marateca é composta por 3388 agregados familiares, um aumento de 5,9% em relação aos censos de 2011. Verifica-se também um aumento de 3,9% nos indivíduos residentes, que passaram de 8485 em 2011 para 8813 em 2021, sendo 4335 do sexo masculino e 4478 do sexo feminino. 1
Esta União de Freguesias está inserida num meio rural, sendo as atividades dominantes pertencentes ao setor primário, destacando-se, a agricultura e a vitivinicultura. Existem ainda inúmeras carências ao nível das infraestruturas de saneamento básico, rede de transportes e programas de ocupação de tempos livres, entre outras.
A zona de inserção do AEJS caracteriza-se também por um certo isolamento sociocultural apesar de haver atualmente uma mobilidade mais facilitada. No entanto, continua a ser notório que a participação da população e o acesso das crianças e dos jovens, nas mais diversas manifestações culturais, artísticas e sociais continua condicionada, sendo a Escola uma das formas de acesso à cultura, para muitos a única.
O investimento da autarquia em equipamentos culturais e desportivos e no apoio às associações locais tem sido crescente nos últimos anos.
O Agrupamento de Escolas (AE) tem sido veículo de formação da população das freguesias abrangidas, alargou a sua oferta formativa e acrescentou ao ensino básico, o ensino secundário, na vertente profissional. O AEJS é atualmente constituído pela EB+S José Saramago (escola sede) com valências de ensino desde o 1o ano (ensino básico) ao 12o ano de escolaridade (ensino secundário), a EB de Águas de Moura com alunos do 1o ano ao 4o ano de escolaridade, a EB de Cajados com alunos desde a educação pré-escolar ao 4o ano de escolaridade, o JI da Lagoa do Calvo e o JI de Lagameças, ambos com
alunos da educação pré-escolar.